terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Benefícios da pimenta vermelha




A pimenta vermelha  é utilizada por muitos como tempero devido ao seu sabor intenso e picante, contudo, conta com uma grande diversidade de espécies com diferentes intensidades de ardor. Entretanto, é por causa deste sabor picante, principal característica desta pimenta em que se encontram as suas propriedades funcionais, assim além de ser um ótimo tempero para o preparo de centenas de pratos e alimentos, a pimenta vermelha também proporciona muitos benefícios  que são desconhecidos por muitos. Dentre as principais vantagens da pimenta vermelha que sempre são sempre ditos pelos especialistas e médicos é a sua ação descongestionante, antibacteriana, expectorante, antioxidantes e seu auxílio na dissolução de coágulos sanguíneos. De acordo com algumas pesquisas realizadas com a pimenta vermelha, além destes benefícios, a ingestão de tal pimenta proporciona uma ação direta no sistema simpático, o qual age na redução da absorção de gorduras e calorias, e ainda na diminuição do apetite. Em relação a estudos realizados na China, os benefícios da pimenta vermelha para a saúde vão além destes, ou seja, ela pode ajudar no tratamento da redução dos sintomas da enxaqueca, mas as pessoas que sofrem com úlceras e problemas digestivos devem evita-la.
A pimenta vermelha é fonte de vitamina B1, B2, C 3 E, tem propriedades analgésicas e energéticas devido a sua grandiosa concentração de capsaicina, substância responsável pela estimulação e liberação de endorfina no organismo, substância esta responsável pela sensação de bem-estar. Este fruto é um ótimo aliado para combater a depressão, a hipertensão arterial e ainda, protege os vasos sanguíneos, auxilia na cicatrização, e tem a atividade de conter as características antioxidantes que combatem os radicais livres, o que retarda o envelhecimento precoce da pele o surgimento de câncer no organismo. A pimenta vermelha é também doente de flavonoides contribuindo assim na diminuição de impurezas no sangue, impurezas resultantes da poluição e da alimentação inadequada.

É ótima para a cicatrização de feridas aberta pelo fato de ser antisséptica, anti-hemorrágica e analgésica, mas não pense que basta esfregar a pimenta na cicatriz ou ferida aberta, é necessário aplica-la quando em pó.

Quando consumida nas refeições como almoço e jantar, a pimenta vermelha tem a capacidade de estimular o organismo a produzir a substância responsável pela sensação de saciedade, ou seja, diminui o apetite. De acordo com um estudo, a pimenta ‘derrete’ o estoque de energia acumulado em forma de gordura do corpo, além de aumentar a temperatura fazendo com que o organismo gaste mais calorias. Quando socada e misturada a uma pasta de purê de inhame, a pimenta vermelha se torna em um ótimo medicamento para tratar complicações e crises de artrose, artrite e reumatismo. São vários os benefícios da pimenta não? Agora que você já sabe o quanto faz bem uma pimentinha na comida ou de diferentes formas, será que vale a pena rejeitá-la ou ignorá-la?

http://situado.net/beneficios-da-pimenta-vermelha/

Nenhum comentário:

Postar um comentário