domingo, 13 de janeiro de 2013

Chocolate quente é mais gostoso quando servido em caneca laranja ou creme

Estudos mostram que a cor do recipiente pode mudar percepção de sabor, aroma, doçura e cremosidade

 Estudo publicado na última edição do Journal of Sensory Studies demonstra que a cor de um recipiente, seja copo, xícara ou caneca, pode influenciar no sabor do chocolate quente. "A cor do recipiente onde comida e bebida são servidas pode melhorar alguns atributos como sabor e aroma", diz uma das autoras do estudo, Betina Piqueras-Fiszman, da Universidade Politécnica de Valência, na Espanha.

Para chegar a tal conclusão, os pesquisadores convidaram 57 voluntários para provarem amostras de chocolate quente servidas em copos plásticos de cores diferentes: vermelho, branco, creme e laranja. Os participantes precisavam dar as notas de um a dez para as amostras de bebida em termos de doçura, aroma, sabor e cremosidade.

Os resultados mostraram que a cor do copo tem influência significativa. A bebida servida no copo laranja foi percebida como significantemente mais gostosa do que quando servida no copo vermelho ou branco. Quanto à doçura, as bebidas servidas no copo creme receberam notas ligeiramente mais altas. Os resultados não mostraram influência da cor do recipiente sobre a cremosidade ou o aroma.

"Gosto e sabor são apenas percepções", disse ao site de VEJA Charles Spence, coautor da pesquisa. "Os ingredientes não mudam, mas isso não significa que o gosto não muda."
De acordo com Betina, não existe regra fixa afirmando que o sabor e o aroma são reforçados por esta ou aquela cor ou tonalidade. "Na realidade, isso varia de acordo com o tipo da comida, mas a verdade é que, como esse efeito ocorre, mais atenção deve ser dada a cor do recipiente, pois isso tem mais potencial do que se poderia imaginar."

Segundo o estudo, essas informações são relevantes para os cientistas interessados em entender como o cérebro integra a informação visual não apenas da comida, mas do recipiente onde ela é consumida. Os resultados também podem ajudar chefes de restaurantes, bufês e até a indústria de embalagens. "É o caso de experimentar mais para entender como o próprio recipiente afeta as percepções que os consumidores têm sobre o produto."

No mesmo artigo, conclusões de estudos anteriores são reunidas e confirmam o efeito do recipiente sobre o alimento ou a bebida. Entre os exemplos citados, estão o de latas amarelas (para melhorar o sabor do limão) e de bebidas cor de rosa (percebidas como mais açucaradas). Também já foi demonstrado que mousse de morango parece mais doce em pratos brancos do que em pratos pretos.
Quanto ao café, a maioria dos entrevistados associou a embalagem marrom a um sabor mais forte; a vermelha, a um aroma mais rico; e a azul e a amarela, a sabores mais suaves.

http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/chocolate-quente-e-mais-gostoso-quando-servido-em-caneca-cor-laranja-ou-creme

Nenhum comentário:

Postar um comentário